MEMORIOL possui as vitaminas B6, B9, B12, D e E, além dos minerais fósforo e selênio. Como essas vitaminas e minerais, especificamente, contribuem para a melhora da memória?
Estudos apresentam que o déficit da vitamina B12 pode diminuir a proliferação de neurônios e que as vitaminas do complexo B auxiliam a manutenção da formação de novos neurônios nas áreas cerebrais.
A importância da suplementação com vitaminas do complexo B (vitamina B12, ácido fólico e vitamina B6) para minimizar a perda da massa cinzenta (que possui regiões afetadas pelo processo neurodegenerativo na doença de Alzheimer).
A vitamina B6 é importante para mais de 100 reações enzimáticas, como o metabolismo da serotonina, hemoglobina, prostaglandinas, aminoácidos, proteínas e hormônios.
A suplementação de vitaminas do complexo B pode prevenir Alzheimer e reduzir o declínio cognitivo no idoso por retardar a atrofia de regiões específicas do cérebro.
A vitamina D protege o fluxo sanguíneo e limpa o organismo de toxinas, incluindo as proteínas associadas à doença de Alzheimer, promovendo um melhor funcionamento do organismo como um todo.
A grande maioria das pessoas deficientes em vitamina D apenas irão apresentar sintomas na idade adulta, sobretudo na terceira idade (a partir dos 65 anos).
Por isso, tomar cuidado com a falta desse nutriente vital para o nosso organismo é importante desde a juventude.
A vitamina E possui grandes propriedades antioxidantes que contribui para manter o cérebro protegido de danos a longo tempo, também retarda a aparição de certas doenças cerebrais como por exemplo Alzheimer o a demência senil.
O Selênio quando está em baixa, gera perdas neuronais que acabam comprometendo a capacidade cognitiva, estudos brasileiros demonstram que a suplementação de selênio melhora o comprometimento cognitivo leve em idosos após 6 meses de taxas normais de selênio no organismo.
Pessoas com comprometimento cognitivo em geral têm uma deficiência muito maior de selênio.
O fósforo é extremamente benéfico para as funções mentais como a memória e o raciocínio, pois reveste todas as células, participando do processo de crescimento de tecidos neuronais.
Prevenindo assim a perda de memória. A suplementação de micronutrientes pode ter papel importante na promoção do bem-estar e do envelhecimento mental saudável, sendo uma estratégia eficaz e de baixo custo.