Você sabe o que leva à queda do cabelo?
Para algumas pessoas, pode ser angustiante ver seu cabelo cair. Mas nem todos os casos são prenúncios de calvície iminente ou de alguma doença. Na verdade, estima-se que todos os dias perdemos de 50 a 100 fios de cabelo - o que é absolutamente normal.
Considera-se queda de cabelo apenas quando o fio cai desde a “raiz” e se a taxa de queda está acima do normal.
O sinal de alerta não deve ser o número de cabelos que caem, mas a densidade de cabelo que vemos no couro cabeludo.
Uma boa dica é comparar uma foto do ano passado com uma atual. É um bom método para detectar se há "clareiras" na cabeça. Você vê menos pêlos? Esse é um sinal.
Mas o que causa a queda do cabelo?
Vários fatores explicam a queda de cabelo, como o processo de envelhecimento, genética, a perda e o ganho constante de peso entre outros que falaremos abaixo:
Excesso de estresse
Uma das principais causas de queda de cabelo é o excesso de estresse, tanto físico como mental. Isso acontece porque o choque do estresse, após um acidente de trânsito ou após o diagnóstico de uma doença grave, por exemplo, pode trocar o ciclo dos fios do cabelo, fazendo-os cair.
Excesso de vitamina A ou B
Embora seja relativamente raro, a presença excessiva de vitaminas A ou do complexo B no corpo pode contribuir para a queda de cabelo. Esta situação é mais frequente em pessoas que estão tomando suplementos com algum destes tipos de vitaminas por muito tempo.
Gravidez
A queda de cabelo é relativamente comum em mulheres após o parto, não só devido às alterações hormonais que continuam a acontecer no organismo, mas também pelo estresse do parto. Geralmente, esta queda de cabelo surge nos primeiros 3 meses após o parto e pode durar até 2 meses.
Alterações hormonais
Durante ou após a gravidez, as alterações hormonais podem causar queda de cabelo, assim como em vários outros momentos da vida, especialmente durante a adolescência. Além disso, mulheres que trocam de pílula ou que começam um novo método anticoncepcional hormonal também podem apresentar queda de cabelo temporária.
Uso de antidepressivos e outros remédios
Algumas classes de medicamentos, como os antidepressivos, os anticoagulantes ou os remédios para pressão alta podem ter o efeito colateral de contribuir para a queda de cabelo, especialmente no início do tratamento ou quando já estão sendo utilizados por muito tempo. Outros remédios que podem ter este tipo de efeito incluem o metotrexato, o lítio e o ibuprofeno, por exemplo.
Anemia
Além de cansaço excessivo e palidez, a anemia também pode causar a queda de cabelo, já que os fios recebem menos sangue, nutrientes e oxigênio, tornando-se mais fracos e quebradiços. Geralmente, a anemia é causada pela falta de ferro, mas também pode surgir por outros fatores, como a diminuição de vitamina B12 no organismo.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo acontece quando a tireoide não está funcionando corretamente e, por isso, existem vários tipos de hormônios que não são produzidos corretamente ou em quantidade suficiente. Alguns desses hormônios são muito importantes para o metabolismo e crescimento dos fios de cabelo e, por isso, quando estão em falta podem ser a causa da queda de cabelo.
COVID-19
A queda de cabelo pode também estar relacionada com a COVID-19. Neste caso, a perda de cabelo normalmente é notada na linha frontal da cabeça, quando se passa a mão pelo cabelo ou se penteia, e acontece algumas semanas a 3 meses após a infecção, podendo durar até 9 meses, em alguns casos.
Se você se identificou com um ou mais dos casos acima, você deve procurar um médico para uma avaliação e verificação do que pode estar acontecendo, pois há tratamentos que podem ser recomendados e o seu dermatologista com certeza saberá qual será o melhor para você!
Créditos:
- BBC News Brasil - Seus cabelos estão caindo? Saiba quando você deve se preocupar
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37960465
- Tua Saúde - 8 principais causas da queda de cabelo (e o que fazer)
https://www.tuasaude.com/queda-de-cabelo-o-que-pode-ser/